Jesus, Sérgio Nunes deGuimaraes, Janneene Brum2025-02-032025-02-032024GUIMARÃES, Janneene Brum. A informática na educação básica: saberes e práticas da EPT como suporte nos estudos escolares na EEEFM Maria Nazaré dos Santos. Orientador: Prof. Dr. Sérgio Nunes de Jesus. 2024. 141 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Porto Velho-RO, 2024http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1594Dissertação apresentada ao Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), ofertado pelo campus Porto Velho Calama do Instituto Federal de Rondônia, área de concentração “Educação Tecnológica”, linha de pesquisa e “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)”As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) desempenham um papel central na educação contemporânea, o que facilita o desenvolvimento de habilidades e competências nas esferas acadêmica, profissional e pessoal. A presente pesquisa analisou o uso das TIC como modalidade de ensino de informática básica na turma do 1º ano A, do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Maria Nazaré dos Santos, localizada no município de Jaci-Paraná, Rondônia, sob a perspectiva dos princípios da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para isso, foram exploradas as bases conceituais da EPT, como a formação integral, a educação omnilateral e a integração entre prática e teoria, com o objetivo de estimular os participantes a desenvolverem suas capacidades e se prepararem para o mundo do trabalho. O quadro teórico do estudo foi fundamentado em autores como Barbosa e Moura (2013), Moran (2017), Tarja (2019) e Motta et al. (2023), além de pesquisas da NIC.br, por meio da CETIC.br, que destacam a centralidade do trabalho como princípio educacional e a importância de práticas pedagógicas interativas e contextualizadas. Os objetivos específicos da pesquisa foram: (1) identificar as necessidades dos alunos em relação aos conhecimentos de informática básica; (2) aprimorar os conhecimentos desses estudantes por meio da aplicação prática das TIC no processo educativo; e (3) avaliar os efeitos das TIC como método de ensino de informática básica. A metodologia adotada foi a pesquisa-ação participante, com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de rodas de conversa, oficinas e atividades práticas desenvolvidas com alunos voluntários no laboratório de informática da escola. Como produto educacional, elaborou-se um guia didático estruturado para integrar conceitos de informática básica às bases da EPT. O guia fornece diretrizes teórico-práticas e pedagógicas, e aborda tópicos como sistemas operacionais, gerenciamento de arquivos e ferramentas de edição, além de introduzir a inteligência artificial e orientações para a criação de trabalhos acadêmicos. Os resultados demonstraram que, mesmo diante de limitações estruturais, como falta de manutenção dos equipamentos e instabilidade da Internet, o uso das TIC contribuiu significativamente para o desenvolvimento de habilidades digitais básicas dos alunos. Além disso, o guia didático se apresenta como uma ferramenta replicável, capaz de fomentar a inclusão digital e preparar os estudantes para os desafios do mundo do trabalho, o que está alinhado aos princípios da EPT e às demandas tecnológicas da atualidade.pt-BRTecnologias da Informação e ComunicaçãoInformática BásicaProcesso EducativoEscola da Zona RuralEducação Profissional e TecnológicaA informática na educação básica: saberes e práticas da EPT como suporte nos estudos escolares na EEEFM Maria Nazaré dos SantosDissertaçãoInformation and Communication TechnologiesBasic ITEducational ProcessRural Zone SchoolProfessional and Technological Education