Syryczyk, Edilberto FernandesSilva, Vitor Mendes da2023-12-202023-12-202023SILVA, Vitor Mendes da. Fatores que levam ao desinteresse na aprendizagem matemática. Orientador: Edilberto Fernandes Syryczyk. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Eduacação Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2023.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/671Trabalho de Conclusão de curso elaborado como requisito para obtenção do título de Licenciado em Matemática no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia - Campus Vilhena. Sob a orientação do professor Dr. Edilberto Fernandes Syryczyk.Este artigo tem por intenção identificar os fatores que levam o estudante possuir desinteresse pela aprendizagem dos conteúdos matemáticos. Assim a expectativa que por meio deste, possa ser formuladas ações para diminuir a distância do aluno com o que é ensinado. A discussão de tal tema se dá pelas dificuldades que educandos comentam ter na disciplina, visto que elas podem estar ou não interligadas com o ambiente da instituição de ensino. O estudo se deu por meio de uma pesquisa bibliográfica, esta que permite uma grande abrangência do assunto por se basear em produções acadêmicas já existentes e, por meio de uma pesquisa de campo para obtenção de dados da região em que foi desenvolvido. Uma vez destacando os motivos do desinteresse por intermédio da literatura, fez-se a elaboração do questionário, este que possibilitou coletar dados que evidenciasse as falas dos autores presentes, de modo a consolidar os fatores de desinteresse encontrados ao decorrer da investigação dos mesmos, assim viabilizando a construção de propostas para solucioná-los, com isso melhorando a assimilação do discente por parte do que a ele é apresentado em cada disciplina. Estes, que podem estar intimamente ligados a um déficit em metodologia e didática de ensino, no ambiente que se insere, ou até mais em fragilidades socioemocionais.pt-BRAprendizagemDesinteresseMatemáticaFatores que levam ao desinteresse na aprendizagem matemáticaTrabalho de Conclusão de CursoDisinterestLearningMathematics