Ibiapina, Iveltyma Roosemalen PassosRamos, Jaqueline de LaraSilva, Silmara Lara2025-12-122025-12-122025RAMOS, Jaqueline de Lara; SILVA, Silmara Lara. Eficiência em gestão comercial: estratégias e práticas para o aumento da competitividade nas empresas. Orientador: Iveltyma Roosemalem Passos Ibiapina. 2025. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Gestão Comercial (EaD)), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Jaru, 2025.2966-0785http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/2219Artigo publicado como Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Jaru, como requisito parcial para obtenção do grau de Tecnólogo em Gestão Comercial, junto ao Curso de Gestão Comercial.A aplicação de processos profissionais de gestão comercial faz fluir a gestão de uma empresa, agregando-lhe um diferencial competitivo ao torná-la eficiente em termos de custo e eficaz no atendimento. A empresa que trabalha de acordo com modernas ferramentas de gestão tem flexibilidade e sabe atender aos imprevistos, obtém informações de forma precisa, dentro do tempo esperado, a fim de cumprir as propostas traçadas. Compreender o ambiente de mercado e posicionar a empresa de forma estratégica é outro objetivo crucial da gestão comercial. Isso inclui análise de tendências de mercado, monitoramento da concorrência, e adaptação às mudanças do mercado. O desenvolvimento de uma estratégia competitiva ajuda a empresa a definir claramente como diferenciar suas ofertas e capturar maior quota de mercado. Assim, o objetivo do presente estudo é de investigar e identificar estratégias de gestão comercial que contribuam para o aumento da competitividade e eficiência nas empresas. Os resultados indicam que empresas que adotam estratégias integradas de gestão comercial, aliadas ao monitoramento contínuo do mercado, ao uso de ferramentas analíticas e à promoção de uma cultura organizacional voltada para a inovação, conseguem antecipar tendências, criar diferenciais competitivos e melhorar seu desempenho operacional.pt-BREstratégia empresarialVantagem competitivaGestãoEficiência em gestão comercial: estratégias e práticas para o aumento da competitividade nas empresasTrabalho de Conclusão de Curso10.69807/2966-0785.2025.177