Matos, Marcos PinheiroCarvalho, Lenon Maycon Pires de2023-03-202023-03-202022CARVALHO, Lenon Maycon Pires de. Jogos no ensino da multiplicação: sugestões didáticas. Orientador: Marcos Pinheiro Matos. 2022. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2022.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/265Artigo apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias de Rondônia, como requisito avaliativo para conclusão do curso de Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Rondônia.Este artigo tem como objetivo apresentar as possibilidades dos jogos educativos no desenvolvimento do raciocínio lógico, atenção e concentração nas operações básicas da matemática, e aprimorar o domínio do conhecimento de multiplicação, por meio do lúdico. Relatar a importância dos jogos didáticos nas aulas de matemática, com a finalidade específica em multiplicação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica desenvolvida a partir da leitura de artigos, revistas e livros onde os autores expuseram suas experiências com a utilização dos jogos. As aplicações de jogos matemáticos ao ensinar a multiplicação despertam de forma significativa o interesse dos estudantes ao realizarem as operações de multiplicação, assim como contribuem para aprimorar o domínio nas operações de multiplicação, colaborando no processo ensino-aprendizagem dos estudantes, por meio do lúdico.pt-BREducational gamesMultiplicationTeaching and learningJogos no ensino da multiplicação: sugestões didáticasTrabalho de Conclusão de CursoJogos educativosMultiplicaçãoEnsino e aprendizagem