Felzke, Lediane FaniFrança, Luciano Ferreira de2025-12-122025-12-122025FRANÇA, Luciano Ferreira. Proposta para uma abordagem do ensino de geografia da Amazônia rondoniense em uma perspectiva decolonial no Instituto Federal de Rondônia (IFRO). Orientador(a): Profª. Dra. Felzke, Lediane Fani, 2025, 40p. Produto Educacional (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Porto Velho, 2025.9786501843940http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/2226Produto Educacional apresentado ao Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, ofertado no Campus Porto velho Calama do Instituto Federal de Rondônia, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestre em Educação Profissional e Tecnológica.Este produto educacional propõe um referencial teórico-metodológico para a inserção do ensino de Geografia da Amazônia Rondoniense na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do IFRO, fundamentado na perspectiva decolonial. A obra apresenta diretrizes, práticas pedagógicas e caminhos formativos que valorizam os saberes territoriais, as epistemologias não ocidentais e as memórias de povos amazônicos — indígenas, ribeirinhos, camponeses e populações periféricas. Desenvolvido com base em rodas de conversa, uso da metodologia KWHL e produção colaborativa de materiais audiovisuais, o trabalho evidencia a importância da omnilateralidade, do diálogo entre ciência e território e da formação crítica dos estudantes. Destina-se a docentes, gestores e pesquisadores interessados em práticas educativas alinhadas à justiça social, à diversidade epistêmica e à realidade amazônica.pt-BRPropostageografiaAmazôniano Instituto Federal de RondôniaProposta para uma abordagem do ensino de geografia da Amazônia rondoniense em uma perspectiva decolonial no Instituto Federal de Rondônia (IFRO)Produto Educacional