Barbosa, Sandra Carla PereiraFranco, Andressa Albino2024-08-242024-08-242023FRANCO, Andressa Albino. Refletindo sobre a gestão educacional. Orientadora: Sandra Carla Pereira Barbosa. 2023. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2023.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1173Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade artigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública.O presente trabalho pretendeu realizar uma reflexão sobre a gestão educacional, além de conceituar a gestão escolar, descrevendo os desafios enfrentados pelo gestor público frente às interações que ocorrem na escola. Tal estudo se pautou em uma pesquisa qualitativa, de cunho documental e bibliográfico. A coleta e seleção de dados se deram através das plataformas digitais. Nosso aporte teórico se baseou na LDB 9394/96; em Libâneo (2008); Luck (2017); Agostini (2010); Santos, Prsyciem e Bonez (2020); Oliveira e Cruz (2022), entre outros. Nesse sentido, os principais desafios enfrentados pela gestão escola se relacionam à formação inicial e continuada do gestor escolar. Além disso, o aspecto administrativo, formado pelo diretor e pelo coordenador, precisa ser repensado. A burocracia, para ter acesso aos recursos financeiros e físicos, inviabiliza a execução de programas e projetos a serem realizados na escola. A falta de envolvimento da comunidade escolar como um todo no processo de diálogo, para tomada de decisão, na elaboração e execução de projetos, também dificulta uma gestão democrática e participativa. Com isso, para que o gestor trabalhe de uma forma democrática, é necessária a participação de todos: pais, alunos, funcionários e professores.PortuguêsGestão escolarFormação inicial e continuadaGestão democrática e participativaDesafiosRefletindo sobre a gestão educacionalTrabalho de Conclusão de CursoSchool managementParticipatoryDemocraticChallenges