Alencar, José InildoVieira, Sirlene Candido2025-05-142025-05-142025VIEIRA, Sirlene Candido. Algumas reflexões sobre as tecnologias digitais, ensino de matemática e o letramento digital. Orientador(a): José Inildo Alencar. 2025. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia , Vilhena, 2025.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1743Artigo apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias de Rondônia - IFRO, campus Vilhena, como requisito avaliativo para a conclusão do curso de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática.O presente artigo busca analisar a relevância e as possibilidades em desenvolver o letramento digital (LD) dos professores, de forma que possam reconhecer as Tecnologias Digitais (TDs) disponíveis e buscar utilizá-las de forma coerente, criativa e reflexiva, às práticas pedagógicas, com ênfase no ensino de Matemática. Tem por objetivo refletir e investigar as implicações e os caminhos voltados para o uso das TDs no ensino, e como a BNCC concebe o LD. Analisam-se as contribuições do uso das TDs no processo de ensino de Matemática, assim como a utilização de softwares educativos como ferramenta para abordar conteúdos de Matemática, em especial o software GeoGebra. Procura-se identificar as competências e habilidades que se esperam que sejam desenvolvidas de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Este artigo possui uma abordagem qualitativa. Como aporte teórico foi utilizado Brasil (2018), D’Ambrosio (1996) e Valente (2005) entre outros. No decorrer da investigação, identificou-se a contribuição da utilização de softwares educativos, que facilita a construção de aprendizagens significativas de forma dinâmica e interativa. Destacou-se o software GeoGebra e suas possibilidades didático-pedagógicas no ensino, que permitem a visualização e a exploração com várias possibilidades. A partir desta pesquisa, estamos certas que é essencial que os professores explorem habilidades de LD, exercer protagonismo na vida dos estudantes durante as práticas escolares, tanto na vida pessoal quanto na coletiva. É fundamental que consigam utilizar diferentes recursos de forma crítica e autônoma. Apontou-se que a BNCC contempla o LD como competência/habilidade a ser alcançadas ao longo da Educação Básica.PortuguêsTecnologias digitaisEnsino matemáticaSoftwaresLetramento digiralAlgumas reflexões sobre as tecnologias digitais, ensino de matemática e o letramento digitalTrabalho de Conclusão de CursoDigital technologiesMathematics teachingSoftwaresDigital literacy