Carmo, Juliana Maria Lima doSouza, Bruno Lima Alves de2024-09-122024-09-122024SOUZA, Bruno Lima Alves de. O marketing digital como ferramenta estratégica para gestão comercial. Orientadora: Juliana Maria Lima do Carmo. 16 f. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso. (Tecnologia em Gestão Comercial EaD), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2024.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1259Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, como requisito para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Comercial.Diante da necessidade de se manterem competitivas no mercado, empresas de diversos setores têm utilizado ações de Marketing para satisfazer as necessidades dos consumidores e incentivar a adoção de novos hábitos e costumes. Para isso, as empresas têm investido cada vez mais em Marketing para definir e alcançar o seu público-alvo, de modo que elas têm destinado recursos e investimentos para maximizar o retorno midiático. O objetivo geral deste trabalho foi relacionar as principais ferramentas estratégicas para a gestão comercial. Como objetivos específicos: explicar como funciona o marketing e a gestão comercial; identificar as ferramentas estratégicas no marketing; realizar um levantamento bibliográfico acerca da abordagem. Essa abordagem permite uma compreensão ampla da importância do marketing para a eficácia da gestão comercial de uma empresa. Tanto o marketing quanto a gestão comercial são essenciais para o sucesso de pequenas, médias e grandes empresas, destacando-se como um ciclo de grande relevância para o mercado.PortuguêsGerenciamentoComercializaçãoInternetO marketing digital como ferramenta estratégica para gestão comercialTrabalho de Conclusão de Curso