Felzke, Lediane FaniRocha, Thiago Rodrigues da2025-12-102025-12-102025ROCHA, Thiago Rodrigues da. Interculturalidade na Educação Profissional e Tecnológica: a experiência Indígena no Instituto Federal de Rondônia. Orientadora: Profa. Dra. Lediane Fani Felzke. 2025. 118f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, RO, 2025.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/2211Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), ofertado pelo Campus Porto Velho Calama do Instituto Federal de Rondônia, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestra em Educação Profissional e Tecnológica.Esta pesquisa aborda a interculturalidade na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), tomando como foco a experiência de estudantes indígenas no Instituto Federal de Rondônia (IFRO). O objetivo foi analisar como a interculturalidade crítica é prevista e efetivada nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) e na prática educacional, considerando especialmente a permanência e o êxito desses estudantes. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, com análise documental de cinco PPCs destinados a povos indígenas nos Institutos Federais do Acre, Amazonas e Roraima, além de entrevistas semiestruturadas com egressos indígenas dos campi Cacoal e Colorado do Oeste/IFRO. Os resultados indicam que, embora os PPCs reconheçam a importância da interculturalidade, persistem desafios relacionados à formação docente, metodologias de ensino, apoio institucional e barreiras socioeconômicas, que influenciam diretamente a permanência dos estudantes. Diante dos dados gerados, aqui se considera que a promoção de uma educação intercultural crítica exige ações articuladas entre políticas de inclusão, práticas pedagógicas contextualizadas e participação ativa das comunidades indígenas. Como contribuição prática, apresenta-se um subsídio para a elaboração de currículos interculturais, visando fortalecer a permanência e o sucesso escolar de estudantes indígenas na EPT.pt-BRInterculturalidadeEducação Profissional e TecnológicaCurrículoPovos indígenasIFROInterculturalidade na Educação Profissional e Tecnológica: a experiência Indígena no Instituto Federal de RondôniaDissertaçãoInterculturalityProfessional and Technological EducationCurriculumIndigenous peoplesIFRO