Stropa, Jusinei MeirelesCunha, Geremias Dourado daCoelho, Renata dos Santos2024-10-232024-10-232024COELHO, Renata dos Santos. Desempenho acadêmico de alunos de Licenciatura em Química do Programa Residência Pedagógica. Orientador: Jusinei Meireles Stropa. Coorientador: Geremias Dourado da Cunha. 2022. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Ji-Paraná, 2024.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1378Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação de Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Ji-Paraná, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Licenciatura em Química.O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a política nacional de formação de professores e busca proporcionar o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do estudante de Licenciatura em Química na escola básica. Assim, o presente trabalho tem por objetivo destacar a importância do aluno residente nas aulas de Química, na minimização de dificuldades dos alunos durante o processo de ensino aprendizagem. Este trabalho expõe a aplicação de um projeto que integra os conteúdos da disciplina de química com aplicabilidades no ensino remoto, dentro de uma perspectiva cotidiana, por meio de vídeo aulas, documentários e diversas atividades pedagógicas. Realizando nos moldes da educação à distância, utilizando a plataforma Google Classroom em ação aos alunos do ensino médio do Colégio Tiradentes da Polícia Militar CTPM-VI na cidade de Ji-Paraná/RO. O programa de residência pedagógica vem buscando o aprimoramento da formação docente por meio da necessária articulação entre o que os alunos aprendem na universidade e o que experimentam na prática da residência, considerando que justamente um dos aspectos mais importantes em relação à formação docente é proporcionar ao aluno de química a oportunidade de relacionar teoria e prática docente. Por fim, a proposição de uma intervenção que atenda a prerrogativa do isolamento social é altamente relevante e indispensável, pois contribui diretamente com a aprendizagem dos alunos e consequentemente com o desempenho escolar.PortuguêsEnsino RemotoPlataforma DigitalQuímicaGoogle ClassroomDesempenho acadêmico de alunos de Licenciatura em Química do Programa Residência PedagógicaTrabalho de Conclusão de CursoRemote TeachingDigital PlatformChemistryGoogle Classroom