Ferreira Neto, Antonio FerreiraDamacena, Weliton Henrique2024-08-202024-08-202020DAMACENA, Weliton Henrique. O uso dos mapas conceituais para o processo de ensino e aprendizagem na instrumentalização da Matemática. 2020. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso da Pós-Graduação Lato Sensu em ensino de Ciências e Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2020.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1114Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia- IFRO, Campus Cacoal.Busca-se com este artigo demonstrar que o aperfeiçoamento do modelo de aprendizagem significativa pode ocorrer por meio da utilização dos mapas conceituais, uma vez que estes permitem estabelecer relações e junções, com diagramas hierárquicos, que visam incorporar a organização conceitual de uma disciplina, ou parte dela, transmitindo, por meio estrutural, noções e concepções acerca de uma área de conhecimento. Nesse sentido, a inclusão dos mapas conceituais na disciplina de Matemática é uma ferramenta a mais à disposição do docente, que possibilita auxiliar no processo de ensino e aprendizagem dos educandos, pois permite que os alunos visualizem o todo do conteúdo em estudo, de forma lógica e resumida, facilitando não só o entendimento da matéria como a sua fixação. Assim, procura-se, a partir de pesquisas e estudos de cunho bibliográfico, por meio de registros disponíveis em livros, artigos e pesquisa em web, identificar as contribuições do uso de mapas conceituais na disciplina de Matemática junto ao processo educacional dos alunos.pt-BRMapas conceituaisAprendizagem significativaEducaçãoMatemáticaO uso dos mapas conceituais para o processo de ensino e aprendizagem na instrumentalização da MatemáticaTrabalho de Conclusão de CursoConceptual mapsMeaningful learningEducationMathematics