Escudero, Danilo PereiraSilva, Cristhiane Maria2025-08-212025-08-212025Silva, Cristhiane Maria. Integração de tecnologias digitais no 5º ano do Ensino Fundamental I. 2025. Relatório Técnico Científico (Especialização em Informática na Educação (EAD) - Instituto federal de Rondônia, Ji-Paraná, IFRO, 2025.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1980Relatório técnico entregue como Trabalho de Conclusão de Curso ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, como requisito parcial para obtenção do grau de pós-graduada, junto ao Curso de pós-graduação em Informática na Educação sob a orientação do professor Danilo Pereira Escudero.Este relatório descreve práticas pedagógicas inovadoras desenvolvidas com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I na E.M.E.F. Dr. Custódio (Itapuã do Oeste – RO). As atividades incorporaram três ferramentas digitais – Kahoot, Genially (Tangram digital) e Canva – ao cotidiano das aulas de Língua Portuguesa e Matemática, com o objetivo de promover uma aprendizagem contínua, motivadora e alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No Kahoot, foram realizados jogos interativos de perguntas e respostas para reforçar conteúdos-chave dessas disciplinas, especialmente focando habilidades avaliadas em exames externos (SAERO e SAEB). No Genially, utilizou-se o Tangram em formato digital para explorar formas geométricas, orientação espacial e raciocínio lógico de maneira lúdica. Com o Canva, criaram-se materiais pedagógicos como bilhetes, cartelas de bingo, cartazes e jogos impressos personalizados, enriquecendo as estratégias de ensino em sala. Os resultados observados indicam maior engajamento e interesse dos alunos nas atividades, desenvolvimento de habilidades cognitivas e melhor compreensão dos conteúdos curriculares. As experiências relatadas evidenciam o potencial das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) como ferramentas de apoio às metodologias ativas de ensino, contribuindo para a melhoria da qualidade da aprendizagem de forma alinhada às competências da BNCC e às demandas das avaliações educacionais oficiais.PortuguêsGamificaçãoCultura digitalFerramentas digitaisEnsino FundamentalBNCCIntegração de tecnologias digitais no 5º ano do Ensino Fundamental ITrabalho de Conclusão de CursoDigital TechnologiesGamificationActive LearningBNCCElementary Education