Teixeira, Érica Jaqueline PizapioSilva, Keuren Cristina2025-02-102025-02-102024SILVA, Keuren Cristina. A academia e o meio ambiente: um estudo sobre a ética ambiental na formação do biólogo. Orientadora: Érica Jaqueline Pizapio Teixeira. 2024. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Colorado do Oeste, 2024http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1605Artigo Científico apresentado ao Curso Superior de Licenciatura em Ciências Biológicas, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Campus Colorado do Oeste, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciada em Ciências BiológicasEsta pesquisa investiga a relação entre a academia e o meio ambiente, com foco na ética ambiental na formação do biólogo. O objetivo é avaliar como as instituições acadêmicas incorporam a ética ambiental, o comprometimento das faculdades de biologia com o desenvolvimento dos estudantes e o suporte oferecido para o desenvolvimento de um caráter ambiental robusto e seguro. A investigação é realizada por meio de uma pesquisa qualitativa analisando e descrevendo sobre alguns trabalhos encontrados sobre a temática. Utilizam-se bases de dados como Scielo, Google Acadêmico para coletar e avaliar fontes relevantes, fornecendo uma visão abrangente e fundamentada sobre o tema. A pesquisa revelou que, embora a ética ambiental seja importante na formação do biólogo, a aplicação varia entre faculdades. Muitas instituições oferecem suporte insuficiente e abordagens superficiais. Para melhorar, é necessário integrar teoria e prática de forma mais eficaz e promover atividades que reforcem a sustentabilidade. As instituições devem revisar suas práticas para alinhar a formação com os desafios ambientais atuais, sendo assim é preciso aprimorar a formação em ética ambiental dos biólogos. Portanto, é necessário um comprometimento mais uniforme das faculdades, com uma integração mais eficaz de teoria e prática, e a promoção de atividades que reforcem a sustentabilidade. As instituições devem revisar suas práticas pedagógicas para alinhar melhor a formação com os desafios ambientais contemporâneosPortuguêsGestão ambientalConservaçãoIntegração teoria-práticaSustentabilidadeResponsabilidade socialA academia e o meio ambiente: um estudo sobre a ética ambiental na formação do biólogoTrabalho de Conclusão de Curso: Environmental managementConservationTheory-practice integrationSustainabilitySocial responsibility