Souza, Alice Cristina Souza Lacerda Melo deMazarim, Karolayne SiqueiraSilva, Thalia Rhaney OliveiraSouza, Alice Cristina Souza Lacerda Melo deViana, Ana BarbosaRiquiere, Taynara BonfimPereira, Luciana Cristina2024-10-232024-10-232024MAZARIM, Karolayne Siqueira. Jogo pedagógico para alunos com deficiência visual: facilitando o ensino de nomenclatura de compostos orgânicos. Orientadora: Alice Cristina Souza Lacerda Melo de Souza. 19 f. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Ji-Paraná, 2024.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1373Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade de artigo apresentado à Coordenação do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Ji-Paraná, como parte dos requisitos necessários para a obtenção do título de Licenciada em Química.A educação inclusiva contempla estudantes que apresentam necessidades educacionais específicas, assegurando o acesso e permanência na escola, e principalmente oportunizando a igualdade, equidade e qualidade de ensino. Diante disso, é de suma importância o preparo dos futuros professores desde o período de sua formação inicial, a fim de que estes adquiram habilidades para atuarem, sobretudo, junto aos estudantes público-alvo da Educação Especial. O presente artigo descreve a confecção de um jogo pedagógico sobre o conteúdo nomenclatura de compostos orgânicos adaptado para alunos com deficiência visual/cegueira e normovisuais, aplicado junto a um grupo de acadêmicos do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Rondônia durante a execução prática de um plano de aula da disciplina de Didática. O estudo sobre a temática e a aplicação do jogo pedagógico proporcionou o entendimento do conteúdo, contribuindo para a formação dos acadêmicos, evidenciando a importância de propor metodologias alternativas.PortuguêsEducação inclusivaFormação docenteDeficiência visualJogo PedagógicoNomenclatura de compostos orgânicosJogo pedagógico para alunos com deficiência visual: facilitando o ensino de nomenclatura de compostos orgânicosTrabalho de Conclusão de Curso10.55905/oelv22n10-064Inclusive educationTeacher trainingVisual impairmentPedagogical gameNomenclature of organic compounds