Nobre, Chimene KuhnCosta, Cícero Madeiro da2024-08-072024-08-072023COSTA, Cícero Madeiro da. Os desafios do gestor escolar de escola pública na atualidade. Orientadora: Chimene Kuhn Nobre. 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2023.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1018Artigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública.Este artigo aborda os desafios enfrentados pelo gestor escolar de escola pública na atualidade e propõe uma série de competências e estratégias para enfrentá- los. O gestor escolar deve possuir habilidades de liderança, capacidade de tomada de decisões estratégicas, conhecimento pedagógico e administrativo, além de promover uma cultura de aprendizagem contínua, equidade e inclusão, parcerias estratégicas, gestão eficiente de recursos e tecnologias, e uma liderança inspiradora e engajadora. Essas competências e estratégias são fundamentais para promover um ambiente educacional de excelência, preparando os alunos para os desafios do século XXI.pt-BRGestor escolarDesafiosCompetênciasLiderançaCultura de aprendizagemOs desafios do gestor escolar de escola pública na atualidadeTrabalho de Conclusão de Curso10.5281/zenodo.8017663School managerChallengesCompetenciesLeadershipLearning culture