Pacheco, Hualan PatrícioChaves, João Lucas Aguiar2023-05-162023-05-162021http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/329Artigo apresentado ao curso de Licenciatura em Física como requisito parcial para obtenção do título de graduação em Física.Este trabalho apresenta uma simulação em realidade virtual do experimento criado e utilizado por Phillip Lenard na condução dos seus estudos acerca do efeito fotoelétrico. Para criar a simulação, foram utilizados os softwares Blender 3D, uma ferramenta de modelagem, e Unity, uma ferramenta de construção de jogos e simulações. Inicialmente, buscamos apresentar o porquê e a relevância da inserção da Física Moderna no contexto do Ensino Médio. Em segundo momento, os aspectos físicos inclusos no algoritmo da simulação são apresentados, assim como o cenário e suas funcionalidades. Nos resultados é apresentado um vídeo demonstrativo da simulação, onde é possível observar o seu comportamento e suas características.pt-BREfeito FotoelétricoSimulação em Realidade VirtualEnsino de Física ModernaExperimento de Phillip LenardEfeito fotoelétrico no ensino médio: uma simulação em realidade virtualTrabalho de Conclusão de CursoPhotoelectric EffecVirtual Reality SimulationModern Physics TeachingPhillip Lenard Experiment