Freitas, Sirley LeiteSantos, Fabíola Silva2024-08-212024-08-212019SANTOS, Fabíola Silva. As avaliação da aprendizagem Matemática: uma nova oportunidade para a construção do conhecimento. 2019. 24f.Trabalho de Conclusão de Curso da Pós-Graduação Lato Sensu em ensino de Ciências e Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2019http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1125Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia- IFRO, Campus Cacoal.A presente pesquisa tem por objetivo apresentar a conceituação da avaliação da aprendizagem Matemática e estratégias/métodos que possibilitam o exercício da avaliação como parte do processo de aprendizagem. Para tanto buscou-se primeiramente, por meio da pesquisa bibliográfica, desvincular o significado da avaliação do significado da prova objetiva e conceituar o termo avaliação da aprendizagem. Em seguida abordamos o princípio da avaliação formativa para apresentar três métodos de verificação da aprendizagem, que utilizam a escrita como estratégia avaliativa, como propostas para o trabalho docente, sendo eles: o relatório escrito, o portefólio e o mapa conceitual. Por fim apresentamos uma pesquisa informal feita com professores de Matemática, na qual buscou-se verificar opiniões em relação a importância da avaliação para o processo de aprendizagem da Matemática. Concluiu-se com o estudo que a avaliação ainda é entendida como momento em que medimos o conhecimento do aluno e que para o ensino de Matemática é importante considerarmos o processo da avaliação como uma oportunidade para a construção do conhecimento.pt-BRAvaliaçãoAprendizagemMétodos AvaliativosAs avaliação da aprendizagem Matemática: uma nova oportunidade para a construção do conhecimentoTrabalho de Conclusão de CursoEvaluationLearningAssessment Method