Almeida, Adilson Miranda deRochinski, Sueli Alves2024-08-202024-08-202018ROCHINSKI, Sueli Alves. Aprendendo e ensinando Matemática por meio de jogos: da geometria escolar à geometria do cotidiano. 2018. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso da Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia- IFRO, Campus Cacoal, 2018.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1115Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia- IFRO, Campus Cacoal.Este artigo traz algumas contribuições sobre a utilização de jogos como uma metodologia alternativa para o ensino da Matemática, tão temida pelos estudantes do Ensino Fundamental II. Analisamos algumas publicações de práticas desenvolvidas em sala de aula onde os jogos foram utilizados como um recurso auxiliar para o ensino e aprendizagem de Matemática. Verificamos possíveis benefícios e alguns desafios enfrentados pelos professores na utilização dessa metodologia como recurso. Apresenta, ainda, observações sobre o desenvolvimento do projeto interdisciplinar “Explorando o meio em que vivo” desenvolvido na Escola Graciliano Ramos, no município de Cacoal-Rondônia. O referido projeto traz como recurso de ensino o jogo Minecraft. As contribuições aqui descritas limitam- se ao uso no ensino de Matemática.pt-BRMetodologiaJogos educativosEnsino e aprendizadoMinecraftAprendendo e ensinando Matemática por meio de jogos: da geometria escolar à geometria do cotidianoTrabalho de Conclusão de CursoMethodologyEducational gamesTeaching and learningMinecraft