Pereira, Maily MarquesCarvalho, Izabel Aparecida Fogaça2025-11-052025-11-052025CARVALHO, Izabel Aparecida Fogaça. Desafios nas séries iniciais: lacunas na formação dos pedagogos no ensino de matemática / Izabel Aparecida Fogaça Carvalho. - Cacoal, 2025. 17 f. Orientador(a): Profª. Me. Maily Marques Pereira. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Cacoal, 2025.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/2103Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação de Curso de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Cacoal, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Licenciatura em Matemática.Este artigo apresenta um estudo referente aos desafios no ensino da matemática nas séries iniciais, considerando a formação dos pedagogos e seu impacto na aprendizagem dos acadêmicos do curso de pedagogia. O objetivo deste artigo é analisar os desafios e as deficiências na formação matemática dos pedagogos, tendo em vista, sua carga horária, a preparação dos acadêmicos e outros aspectos relevantes. Compreender esses fatores é essencial para analisar as dificuldades e desafios enfrentados pelos pedagogos no ensino da matemática nos anos iniciais. Diante dessas questões, é comum que os pedagogos, especialmente os recém-formados, sintam insegurança ao exercer a profissão. Os resultados apontam que a formação matemática nos cursos de Pedagogia ainda é enxuta, com carga horária reduzida. Isso pode refletir na forma como os futuros professores se sentem ao trabalhar a matemática nos anos iniciais. Este trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisa e revisão bibliográfica, tendo como principais canais de coleta de dados os sites Periódicos Capes e google acadêmico, com a utilização de descritores alinhados à temática investigada.PortuguêsAprendizagemDesafiosEnsinoMatemáticaPedagogosDesafios nas séries iniciais: lacunas na formação dos pedagogos no ensino de matemáticaTrabalho de Conclusão de CursoLearningChallengesTeachingMathematicsEducators