Almeida, Adilson Miranda deGraff, Aline Oliveira de Assis2024-08-232024-08-232024GRAFF, Aline Oliveira de Assis. Entre o examinar e o avaliar: aspectos teóricos sobre a avaliação e suas implicações para a aprendizagem Matemática.2024. 22f. 22f.Trabalho de Conclusão de Licenciatura em Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2024.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1169Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação de Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Campus Cacoal.No presente artigo estão dispostos um histórico da avaliação de aprendizagem, alguns modelos das mesmas e como a utilizar de forma a otimizar potencialidades dos alunos com vista para o desenvolvimento de competências e acompanhamento do processo de ensino e aprendizado, objetivando analisar possibilidades do uso da avaliação como forma de ação do acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem que auxilie na apropriação ou construção do conhecimento. Este artigo foi construído por meio de pesquisa bibliográfica deixando claro a importância da utilização de mais de um tipo de avaliação e os benefícios de cada uma delas.pt-BRAvaliaçãoAprendizadoProfessorEducaçãoEntre o examinar e o avaliar: aspectos teóricos sobre a avaliação e suas implicações para a aprendizagem MatemáticaTrabalho de Conclusão de CursoAssessmentApprenticeshipTeacherEducation