Fausto, Ilma Rodrigues de SouzaSilva, Marcio Ribeiro da2025-10-222025-10-222025SILVA, Marcio Ribeiro da. Marketing digital e atendimento ao cliente: Desafios da transformação comercial em pequenos negócios. 2025. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Gestão Comercial (EaD) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Ji-Paraná, 2025.978-65-5379-770-3http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/2079Capítulo de livro apresentado a coordenação do curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial do Campus Ji-Paraná, como requisito para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Comercial.Este trabalho tem como objetivo analisar o papel do marketing digital e do atendimento ao cliente na competitividade e transformação comercial dos pequenos negócios. A partir de uma abordagem teórica e exploratória, foram discutidos os principais conceitos relacionados ao marketing digital, suas ferramentas, bem como as mudanças no comportamento do consumidor na era digital. A pesquisa também abordou os canais de atendimento mais utilizados, os desafios enfrentados por micro e pequenas empresas na implementação de estratégias digitais, e a importância da experiencia do cliente como diferencial competitivo. Os pequenos empreendedores adotem práticas eficazes de marketing digital e atendimento, promovendo maior visibilidade, engajamento com o público e fidelização. Conclui-se que a digitalização não é mais uma tendência, mas uma necessidade para que os pequenos negócios se mantenham sustentáveis, inovadores e competitivos no mercado atual.pt-BRMarketing digitalPequenos negóciosAtendimento ao clienteExperiência do consumidorCompetitividade empresarialMarketing digital e atendimento ao cliente: Desafios da transformação comercial em pequenos negóciosTrabalho de Conclusão de CursoDigital marketingSmall businessesCustomer serviceConsumer experienceBusiness competitiveness