Almeida, José Elias deLegramante, Ana Claudia2024-02-202024-02-202024LEGRAMANTE, Ana Claudia. Tecnologias Da Informação E Comunicação -TICs, ferramentas facilitadoras de aprendizagem no ensino de Ciências. Orientador: José Elias de Almeida. 2024. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Colorado do Oeste, 2024.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/760Artigo Científico apresentado ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Campus Colorado do Oeste, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciada em Ciências BiológicasO presente estudo tem como principal objetivo investigar como as Tecnologias da Informação e Comunicação-TICs, facilitam a aprendizagem de conteúdos de ciências. O trabalho foi desenvolvido em duas escolas públicas no município de Cerejeiras-RO, e contou com a participação de professores que contribuíram com esta pesquisa respondendo como são utilizadas as tecnologias digitais nas aulas de ciências no ensino fundamental II e as respectivas contribuições a aprendizagem dos alunos, considerando as dificuldades de ordem estrutural que permeiam o ambiente escolar no que se refere ao precário aparelhamento tecnológico das escolas. Os resultados reforçaram a ideia de que o uso pedagógico das TICs na educação escolar sempre produz aprendizagens qualitativas, sendo, portanto, imperioso a implementação de políticas públicas eficientes destinadas a equipar as escolas de recursos tecnológicos suficientes e atualizados que atendam as demandas da sociedade atual. Os depoimentos do grupo pesquisado revelam o desapontamento diante da falta de cuidados do poder público com a educação, especificamente com a dicotomia utilização das TICs e aprendizagem qualitativa. Ensinar ciências apoiado na tecnologia digital, terá como resultados não apenas a aprendizagem de conteúdos, mas, possibilita conectar-se com o mundo do conhecimento, estabelecendo links com outras disciplinas. Ensina-se também a curiosidade em aprender como esta tecnologia funciona, e isto vai muito além do programado. Com o levantamento de informações ao longo da pesquisa e da análise das informações, foi possível concluir que apesar das dificuldades enfrentadas pelos docentes em sala de aula, a tecnologia apesar de desassistida, é bem-vista pelos alunos no ensino ciências.pt-BREnsino e aprendizagemTecnologia da informaçãoRecursos digitais - educaçãoTecnologias da Informação e Comunicação - TICs, ferramentas facilitadoras de aprendizagem no ensino de CiênciasTrabalho de Conclusão de CursoTeaching and learningInformation technologyDigital resources - education