Chediak, SheyllaSantos, Gisele Caroline Nascimento dosRodrigues, Roseni SantosCosta, Sandra Santos da2024-04-032024-04-032023http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/905Este guia apresenta orientações básicas, como as etapas de ( re)formulação do PPC, instrumentos e possibilidades de oficinas para condução do processo de modo participativo e formativo pelas comissões de trabalho.Este documento tem como objetivo orientar o processo de elaboração ou reformulação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio no âmbito do Instituto Federal de Rondônia (IFRO). Entendemos que a formulação de uma proposta pedagógica deve ultrapassar as finalidades estritamente burocráticas ou pautadas no simples agrupamento de ementas e planos de ensino, partimos do pressuposto que o projeto pedagógico é um instrumento vivo e dinâmico, que deve representar a nossa realidade social, econômica e cultural, bem como expressar as contribuições dos cursos para o desenvolvimento regional. O Projeto Pedagógico Institucional (PPI), que estabelece as concepções pedagógicas, filosóficas , metodológicas para os cursos IFRO, deve ser utilizado como complemento a este documento, além das Diretrizes Indutoras para o Ensino Médio Integrado (EMI) e o Currículo de Referência para o EMI. Por considerar os regulamentos vigentes, é necessário revisá-lo sempre que houver alteração nas normativas.pt-BRProjeto Pedagógico de CursoRevisãoAtualizaçãoOrientaçõesIFROOrientações básicas para elaboração e reformulação dos Projetos Pedagógicos de Cursos do Ensino Médio IntegradoGuia