Ibiapina, Iveltyma Roosemalen PassosPereira, Silvana Veiga2023-11-272023-11-272023PEREIRA, Silvana Veiga. Políticas públicas na educação especial inclusiva. 2023. Trabalho de conclusão de curso (Tecnólogo em Gestão Pública) - Instituto Federal de Rondônia, Jaru, 2023.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/579Artigo apresentado a banca avaliadora do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – Campus Jaru, como requisito para obtenção do título de Tecnóloga em Gestão Púbica, com resultado de aprovada.Este estudo tem como objetivo compreender os processos pelos quais as políticas públicas se articulam para o desenvolvimento da inclusão escolar por meio da educação especial. Para atingir tal objetivo foi realizado um ensaio teórico com consulta a livros, artigos e documentos digitais. Como resultado, é possível perceber que dentre as reflexões acerca destas políticas públicas estão algumas leis que regulamentam o atendimento dos sujeitos com necessidades especiais na rede regular de ensino em nosso país. Muitos desses documentos de organismos multilaterais que tratam da educação decorrem para as escolas de ensino infantil e fundamental no Brasil, suas ideias mais importantes são acessíveis aos professores e gestores por diversas maneiras. Sendo assim, tem-se uma tentativa clara em oferecer um parecer mais abrangente das propostas políticas de inclusão educacional de sujeitos considerados com deficiência, anunciando mudanças nas práticas educacionais e de forma a inclui-los na rede de ensino.pt-BRPolítica educacionalEducação especialEducação inclusiva.Políticas públicas na educação especial inclusivaTrabalho de Conclusão de Curso