Simões, Patrícia PassosDe Paula, Aline da SilvaRodrigues, Soéjima Cléia Gomes de Oliveira2025-09-112025-09-112025DE PAULA, Aline da Silva; RODRIGUES, Soéjima Cléia Gomes de Oliveira. Gestão democrática: inclusão e participação na educação. Orentadora: Patrícia Passos Simões. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Gestão Pública (EaD)), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2025.978-65-5379-770-3http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/2038Artigo entregue como Trabalho de Conclusão de Curso ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para obtenção do grau de tecnólogo, junto ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD.Este trabalho aborda a gestão democrática no contexto educacional, enfatizando sua relevância para a promoção da Participação Escolar e da Inclusão Educacional de todos os agentes envolvidos no processo escolar. A pesquisa discute como práticas de gestão democrática podem favorecer a construção de um ambiente educacional inclusivo mais justo, acolhedor e representativo, garantindo a participação ativa de professores, alunos, pais e comunidade no processo de tomada de decisão. O estudo utiliza uma abordagem qualitativa e possui enfoque bibliográfico, fundamentando-se em autores como Paulo Freire, Libâneo, Gadotti e Catarina de Almeida Santos, além de documentos legais como a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9.394/1996) e o Plano Nacional de Educação (PNE). Os resultados evidenciam que a Gestão Democrática, quando implementada de forma efetiva, fortalece a cidadania, a responsabilidade coletiva e a qualidade da Educação Pública. Além disso, destaca-se sua influência na organização das Práticas Pedagógicas, promovendo a escuta ativa, o diálogo e o respeito à diversidade. A construção de uma escola participativa, inclusiva e comprometida com a formação integral dos sujeitos depende diretamente do engajamento democrático de todos os envolvidos no processo educativo.PortuguêsGestão democráticaParticipação escolarInclusão educacionalPráticas pedagógicasEducação públicaGestão democrática: inclusão e participação na educaçãoTrabalho de Conclusão de CursoDemocratic managementSchool participationEducational inclusionPedagogical practicesPublic education