Barbosa, Sandra Carla PereiraSoares, Danillo Xavier de LimaNóbrega, Patrícia Brito Souza da2024-08-092024-08-092023SOARES, Danillo Xavier de Lima. NÓBREGA, Patrícia Brito Souza da. Governança Pública e Educação Superior: análise dos indicadores de desempenho em Instituição de Ensino Superior da Paraíba. Orientadora: Sandra Carla Pereira Barbosa. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2023http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1040Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade artigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão PúblicaA governança pública envolve os meios para se alcançar e concretizar os objetivos, com emprego adequado dos recursos públicos. Leva em conta os interesses da sociedade, sendo necessário fiscalização e normatização própria. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo geral analisar o nível de adesão de uma IES pública federal aos mecanismos de gestão abordados pelo TCU, situada no estado da Paraíba, com o intuito de avaliar a capacidade de governança e gestão da Administração Pública, por meio de uma abordagem descritiva e qualitativa, com análise bibliográfica e documental. O aporte teórico do trabalho fundamentou-se principalmente na legislação vigente, nos Acórdãos, Cartilha 10 passos para a boa governança (2a edição), Referencial Básico de Governança Organizacional (3a edição) e nos relatórios do Tribunal de Contas do Estado. Para a coleta de dados foram realizadas consultas, interpretação e análise dos documentos disponíveis de forma pública no portal de uma IES federal pública na Paraíba, no da Transparência da Controladoria-Geral da União e no do Tribunal de Contas da União (TCU). A partir disso, os resultados do presente estudo indicaram que o índice integrado de governança e gestão públicas (iGG) geral das IES respondentes ao questionário autoavaliativo do TCU, no ciclo 2021, obteve avanço quando comparado ao resultado obtido no ciclo 2018, mas quando verificado e comparado individualmente os resultados desses ciclos no âmbito do IFPB percebe-se que os indicadores apresentaram uma queda considerável, bem como caracteriza-se como ainda estando no estágio inicial. À vista disso, pode-se concluir que apesar das instituições terem boa adesão aos mecanismos de gestão demandados pelo TCU e do avanço no iGG geral, ainda se identifica que há lacuna de informações e indicadores, sendo necessário aperfeiçoamento dos órgãos para obtenção de avanços na faixa de classificação de uma boa governança públicapt-BRGovernança PúblicaInstituições de Ensino SuperiorÍndice de governançaGovernança Pública e Educação Superior: análise dos indicadores de desempenho em Instituição de Ensino Superior da ParaíbaTrabalho de Conclusão de CursoPublic GovernanceHigher Education InstitutionsGovernance index