Pereira, Maily MarquesMatias, Carla Camila2023-04-132023-04-132021MATIAS, Carla Camila. Construção de pipas: contribuição para o ensino da matemática. Orientadora: Maily Marques Pereira. 2021. 11 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2021.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/292Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado a Coordenação de Curso de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Cacoal, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Licenciatura em Matemática.O presente trabalho tem por objetivo mostrar a importância de se trabalhar com a construção da pipa nas aulas de matemática, uma vez que o aprendizado pode ocorrer de forma prazerosa e significativa em que o aluno estará lidando com o conteúdo de uma forma concreta o que facilita o processo de ensino aprendizagem. Muitos alunos consideram a matemática uma disciplina difícil e tediosa por ser muito abstrata e ensinada de forma tradicional pelos professores, assim uma nova estratégia, no caso o uso da construção da pipa nas aulas de matemática pode ser um importante avanço no ensino de geometria na matemática. O trabalho se fundamenta basicamente em pesquisa bibliográfica. Pretende-se com esse artigo levantar uma reflexão a respeito do uso da construção da pipa no processo de ensino aprendizagem da matemática, uma vez que este pode contribuir de forma significativa. Mas para que as aulas tenham resultado é importante que professor faça um rigoroso planejamento afim de encontrar as potencialidades e limitações de trabalhar a construção da pipa nos conteúdos matemáticos.pt-BRMatemáticaPipaEnsinoConstrução de pipas: contribuição para o ensino da MatemáticaTrabalho de Conclusão de CursoMathematicsKiteTeaching