Azevedo, Vera Lúcia Ribeiro deFerreira, Fabiana Girometto2023-12-182023-12-182021FERREIRA, Fabiana Girometto. A importância dos jogos no ensino da matemática para alunos com TDAH. Orientador: Vera Lúcia Ribeiro Azevedo. 2021. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciências e Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2021.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/662Trabalho de conclusão de curso apresentando ao Instituto Federal de Rondônia – Campus Vilhena, para obtenção do diploma de Pós – Graduação em Ensino de Ciências e Matemática.Sabe-se que alunos com Transtorno de Déficit de Atenção - TDAH possuem grande dificuldade frente a uma sala de aula com metodologias tradicionais e acabam por acumular grandes déficits de aprendizagem ao longo dos seus anos escolares. Pensando nisso, o presente trabalho foi elaborado no intuito de trazer ideias e sugestões de jogos que possam auxiliar professores no processo de ensino e aprendizagem das quatro operações fundamentais da matemática por alunos que possuem TDAH. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica desenvolvida a partir da leitura de artigos, revistas e livros onde os autores expuseram suas experiências com a utilização dos jogos, tanto com alunos com TDAH quanto com alunos que não possuíam nenhum transtorno de aprendizagem. Espera-se que essas sugestões e reflexões possam contribuir para o melhor conhecimento acerca do TDAH e as dificuldades enfrentadas por esses alunos frente ao processo de aprendizagem bem como, para a formação de professores que buscam, de alguma forma, meios para que seu aluno se desenvolva da melhor forma possível em sua vida acadêmica.pt-BRJogosTDAHOperações básicasMatemáticaA importância dos jogos no ensino da matemática para alunos com TDAHTrabalho de Conclusão de Curso