Vargas, Jefferson AristianoSilva, Luana Caroline Caron da2025-07-152025-07-152025SILVA, Luana Caroline Caron da. Desafios da prática docente na educação inclusiva. Orientador: Jefferson Aristiano Vargas. 2025. 9 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Colorado do Oeste, 2025.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1858Artigo científico apresentado ao curso superior de Licenciatura em Ciências Biológicas, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Campus Colorado do Oeste, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciada em Ciências Biológicas.Nos últimos anos o termo educação inclusiva tem sido citado constantemente nos fóruns de educação, palestras, e inclusive se tornou disciplina obrigatória nos cursos de licenciatura. Por unanimidade, entende-se que a inclusão da pessoa com deficiência é de extrema importância para toda a sociedade, além de ser um direito assegurado pela constituição federal, porém na prática, se vislumbra nas salas de aula alunos com deficiência desassistidos, esquecidos nos “cantos” das escolas, profissionais sobrecarregados sem o mínimo de formação ou condições de trabalho, com sua carga horária abarrotada, onde planejar com inclusão se torna um desafio praticamente impossível de ser cumprido.pt-BRInclusãoEscolaPessoa com deficiênciaDesafios da prática docente na educação inclusivaTrabalho de Conclusão de CursoInclusionSchoolPerson with disability