Batista, Josélia FonteneleMaciel, Vitória Régia Aquino2025-05-192025-05-192025MACIEL, Vitória Régia Aquino. Ler o mundo: Formação emancipadora a partir da fotografia em cursos técnicos integrados ao ensino médio. Orientadora: Josélia Fontenele Batista. 2025. 93 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) — Ifro, Porto Velho, 2025.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1744Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, ofertado pelo campus Calama do Instituto Federal de Rondônia, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestra em Educação Profissional e Tecnológica. Orientador: Profª Dra. Josélia Fontenele Batista Linha de Pesquisa: Organização e Memórias dos Espaços em EPT Macroprojeto 6 – Organização de espaços pedagógicos da EPTAs ações didático-pedagógicas da Educação Profissional e Tecnológica devem ser direcionadas à formação humana e integral do sujeito, ou seja, devem considerar as dimensões sociais, culturais, científicas e educacionais como unidades inseparáveis do processo educativo. Para esse propósito, diversos são os desafios, assim como muitas são as possibilidades. Embora historicamente marcada por disputas, a EPT caminha para alcançar o desenvolvimento omnilateral do estudante, sobretudo por meio da proposta do ensino médio integrado. Trata-se de um projeto que condiz com uma formação emancipatória, possibilitando ao aluno compreender as relações complexas da sociedade, entre elas as categorias educação e trabalho, que se encontram em constantes embates e discussões, bem como desenvolver a capacidade de transformar a realidade. Nessa perspectiva, este trabalho de pesquisa, desenvolvido no contexto do PROFEPT, teve como objetivo fomentar a leitura da paisagem e a percepção da realidade como estratégias de apreensão dos conceitos sociais, de modo a tornar o ensino mais significativo e próximo à realidade local dos alunos do IFRO Ariquemes. Para tanto, foi adotada uma abordagem qualitativa, e o material empírico foi construído de forma colaborativa com os participantes durante a oficina de fotografia. A produção das informações ocorreu por meio de registros em vídeos, fotos, diálogos com os alunos participantes, bem como da pesquisa bibliográfica e documental. Os dados foram explorados mediante a análise de conteúdo. Os projetos pedagógicos de cursos mapeados apresentam, em sua extensão, os conceitos sociais, porém de forma distinta, a depender do curso e do componente curricular. Verificou-se que as mudanças de percepção sobre os conceitos ocorreram de maneira implícita e gradativa, durante e após os exercícios fotográficos, e não unicamente ou de forma primária pelo ato de fotografar ou de analisar uma imagem. Entretanto, a proposta do percurso formativo delineou um caminho promissor para estimular o aspecto intelectual dos participantes. A técnica fotográfica e a Educação Profissional e Tecnológica, neste caso, podem caminhar juntas com o propósito de evidenciar, tanto para os estudantes envolvidos no trabalho quanto para a sociedade em geral, que a rede federal é constituída, reformulada e complementada pelas experiências formativas que podem ser significativas.pt-BRformação humana e integralfotografiapercepção da realidadeeducação profissional e tecnológicaLer o mundo: Formação emancipadora a partir da fotografia em cursos técnicos integrados ao ensino médioDissertaçãohuman and integral formationphotographyreality perceptionprofessional and technological education