Naves, Juliano FischerFonseca, Cleide de Moura2023-12-182023-12-182021FONSECA, Cleide de Moura. O ensino de geometria na perspectiva do ensino híbrido a personalização da aprendizagem da geometria aliada ao uso de recursos tecnológicos digitais. Orientador: Juliano Fischer Naves. 2021. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências e Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2021.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/661Artigo Científico apresentado para a realização do TCC do curso de pós-graduação Lato Sensu em Ensino das Ciências e Matemática ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, campus Vilhena, como requisito parcial para obtenção do Título de Especialização de Ensino das Ciências e MatemáticaEste artigo apresenta reflexões do ensino híbrido e suas potencialidades no processo de ensino e aprendizagem para aulas mais dinâmicas e prazerosas no ensino da geometria em matemática. Com o uso de alguns recursos tecnológicos digitais de uma série de atuações integrando distintos instrumentos e possibilidades da prática docente com o uso de algumas ferramentas como aplicativos, softwares que podem contribuir para o ensino de matemática que almeja a compreensão e o desenvolvimento da aprendizagem. Uma abordagem empregando o uso das TDIC’s como facilitadoras desse processo de aprendizagem. O professor pode se valer de uma ampla gama de recursos e modelos que favorecem a personalização do ensino, que é preciso inovar, motivar, e buscar práticas de diferenciação pedagógica. Os desafios são significativos no que diz respeito a melhorar a qualidade do ensino. Práticas pedagógicas implementadas com um olhar singular para o percurso educacional do aluno no século XXI, possibilitando, assim, que a arte de ensinar e aprender transcenda as paredes da escola. Estar atento aos anseios de uma sociedade é essencial para garantir uma aprendizagem significativapt-BRTecnologias DigitaisEnsino híbridoAprendizagemMatemáticaO ensino de geometria na perspectiva do ensino híbrido a personalização da aprendizagem da geometria aliada ao uso de recursos tecnológicos digitaisTrabalho de Conclusão de CursoDigital technologieshybrid educationlearningmathematics