Lima, Juocerlee Tavares Guadalupe Pereira deSilva, Marco Antonio Rodrigues da2024-06-112024-06-112023SILVA, Marco Antonio Rodrigues da. Gestão pública e inovação na melhoria da qualidade dos serviços públicos: revisão bibliográfica de um estudo de caso aplicado na central de atendimento da Coordenadoria Regional Venda Nova prefeitura municipal de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Orientador: Juocerlee Tavares Guadalupe Pereira de Lima. 2023. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD), Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2023.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/923Monografia apresentada ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública (EaD) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, como requisito para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública.Uma organização pública é formada por diversas razões e interesses bem como fomentar uma localidade seja um órgão municipal, estadual ou federal, tendo em vista que é administrada para atender as necessidades da população. Para sempre manter a qualidade é preciso promover um ambiente propicio a inovação e a criatividade, ambas andam juntas e trazem grandes benefícios para a gestão pública, dadas a atual conjuntura estatal devido a grande demanda de serviços públicos e escassez de recursos, apesar de muitas vezes serem usados como sinônimos podem observar que o termo inovação tem sido mais utilizado em nível de organização, e criatividade, para indivíduos e grupos de indivíduos. Então para que inovação e qualidade andem sintonia, é necessário alinhamento dos interesses do órgão em criar meios, situações e ações que gerem ambiente harmonizado, porém crítico que sempre busca estar se aperfeiçoando. Para que um serviço tenha qualidade, ele deve ser realizado da maneira como foi planejado e desempenhar as funções ou atividades previstas, atingindo os objetivos propostos. A criatividade e a inovação na gestão pública apresentam-se como ferramentas de grande relevância, uma vez que contribuem para a melhoria de todos os aspectos que envolvem as organizações públicas. O objetivo maior da inovação no serviço público é de aperfeiçoar os recursos disponíveis, por meio de formas inovadoras de gestão e organização, promovendo mais benefícios à sociedade. Com intuito de mostrar como a gestão pública pode inovar e melhorar a qualidade no seu atendimento. A escolha por este tema visa um aprofundamento na discussão dos desafios que gestão pública enfrenta para melhora qualidade bem como gerar inovação.pt-BRGestão públicaInovaçãoQualidadeGestão pública e inovação na melhoria da qualidade dos serviços públicos: revisão bibliográfica de um estudo de caso aplicado na central de atendimento da Coordenadoria Regional Venda Nova prefeitura municipal de Belo Horizonte, Minas Gerais, BrasilTrabalho de Conclusão de CursoPublic managementInnovationQuality