Silva, Simone Matia daJesus, Sérgio Nunes de2024-09-122024-09-122023SILVA, Simone Matia da; JESUS, Sérgio Nunes de; O ensino da língua materna com base na BNCC: as implicações históricas da escola na formação linguística do sujeito. In: SANTOS, David Alex dos. et al. Rio de Janeiro: e-Publicar, 2023.978-65-5364-265-2http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1256Produção Científica Acadêmica.O texto, a partir do aspecto histórico, busca apresentar apontamentos em relação à Base Curricular Nacional Comum (BNCC), no que tange ao período histórico da educação no Brasil em relação ao ensino da língua materna e suas implicações na formação do sujeito. Para compreender o proposto, torna-se necessário observar após o Brasil Império as normatizações que foram elaboradas para a formação linguística do sujeito no espaço social e o papel da escola nos saberes discursivos. O professor, peça essencial para a disseminação dos saberes, precisou buscar mecanismos e compreensões para orientar os caminhos no que se refere aos elementos tidos como básicos na educação básica em relação ao aprendizado da língua materna. Nesse sentido, verifica-se a necessidade de compreender o papel da escola enquanto espaço comunicativo no que se refere à formação social, discursiva e linguística por meio da diversidade cultural e sócio-econômica da identidade do sujeito.pt-BRLíngua MaternaBNCCLinguísticaFormação do Sujeito.O ensino da língua materna com base na BNCC: as implicações históricas da escola na formação linguística do sujeitoBook chapter10.47402/ed.ep.c231141219652