Aristiano, Jefferson VargasMatos, Larissa Bernardo2024-02-192024-02-192024MATOS, Larissa Bernardo. Caminhos para excelência educacional: as vozes de alunos, pais e equipe pedagógica na relação família-escola. Orientador: Jefferson Aristiano Vargas. 2024. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Colorado do Oeste, 2024.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/753Artigo Científico apresentado ao curso Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Campus Colorado do Oeste, como requisito parcial para obtenção do Título de Bióloga.O presente artigo tem por objetivo compreender a relação entre duas importantes instituições, sendo elas, família e escola, e suas relevâncias no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. A abordagem utilizada para essa pesquisa é de natureza Quali-quantitativa. A pesquisa ocorreu na escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Paulo de Assis Ribeiro, situado na cidade de Colorado do Oeste - Rondônia. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados, o questionário criado e aplicado através da ferramenta Google Forms, tendo como público alvo alunos do 9º ano do ensino fundamental, nos pais desses alunos e na equipe pedagógica da escola em questão. Para a escolha dos diferentes participantes foi considerada a necessidade em ouvir os distintos públicos a respeito desse tema, considerando as perspectivas dos principais sujeitos envolvidos no ambiente educacional. Com base nesta pesquisa, é relevante destacar que tanto a família como a escola precisam estar cientes de que o envolvimento dos pais terá efeitos positivos no envolvimento escolar dos alunos, bem como no seu desempenho escolar. Contudo, as medidas requeridas para essa aproximação demandam tempo e são de resposta gradual.pt-BREnsino fundamentalAprendizagem escolarEscola - famíliaCaminhos para excelência educacional: as vozes de alunos, pais e equipe pedagógica na relação família-escolaTrabalho de Conclusão de CursoElementary SchoolSchool learning