Escudero, Danilo PereiraDelfino, Edelson Batista2025-08-182025-08-182025DELFINO, Edelson Batista. O uso da ferramenta google forms para coleta de dados para atualização do projeto político pedagógico. 2025. Relatório técnico (Especialização em Informática na Educação (EaD)) - Instituto Federal de Rondônia, Ji-Paraná, IFRO, 2025.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1958Relatório técnico entregue como Trabalho de Conclusão de Curso ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, como requisito parcial para obtenção do grau de Especialista em Informática na Educação, junto ao Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Informática na Educação.Este trabalho relata a experiência prática no uso do Google Forms como ferramenta de apoio à gestão escolar, desenvolvida durante o curso de Pós-Graduação em Informática Aplicada à Educação. O objetivo foi utilizar a tecnologia para coletar dados que subsidiam a atualização do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Custódio, em consonância com a LDB, o PNE e a legislação estadual de Rondônia. Para isso, elaborou-se e aplicou-se um questionário digital dividido em quatro seções, contemplando alunos, estudantes da EJA, pais e profissionais da escola. A atividade foi realizada entre abril e maio de 2025, com apoio da Secretaria Municipal de Educação e ampla divulgação pelos canais institucionais. A coleta de dados foi feita por meio de perguntas quantitativas e qualitativas, gerando informações objetivas e subjetivas que revelaram percepções diversas sobre aspectos pedagógicos, infraestrutura, participação social e gestão escolar. Entre os desafios, destacam-se a resistência de alguns pais em participar e a necessidade de elaborar perguntas claras e acessíveis. Os resultados permitiram uma análise crítica e contextualizada da realidade escolar, fortalecendo a construção democrática do PPP. O uso do Google Forms demonstrou-se eficiente, viabilizando a escuta ativa da comunidade e promovendo o alinhamento entre práticas escolares e políticas públicas. Conclui-se que o uso de tecnologias digitais na gestão escolar contribui significativamente para a qualidade do ensino, a inclusão da comunidade nos processos decisórios e a consolidação de uma educação democrática e transformadora.PortuguêsGestãoParticipaçãoTecnologiaComunidadeDiagnósticoO uso da ferramenta google forms para coleta de dados para atualização do projeto político pedagógicoTrabalho de Conclusão de CursoManagementParticipationTechnologyCommunityDiagnosis