Fausto, ilma rodrigues de souzaSilva, Danieli Freitas da2024-10-102024-10-102024SILVA, Danieli Freitas da. Uma revisão bibliográfica da utilização de marketing e seus impactos na gestão comercial. Orientadora: Ilma Rodrigues de Souza Fauso. 22 f. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso. (Tecnologia em Gestão Comercial EaD), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2024.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1343Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia Campus Ji-Paraná, como requisito para obtenção do título de Tecnóloga em Gestão ComercialAs empresas são formadas por diversos fatores, tendo por objetivos metas a serem cumpridas e o aumento de número de clientes ativos. Ressalta-se que a satisfação dos clientes é um fator estratégico e muito abordado pelos gestores atualmente. O consumidor tem cada vez mais opções, e as empresas seguem com mais competividade, logo, as empresas tendem a elaborar e criar estratégias para se diferenciar diante de seus concorrentes e atrair mais clientes. Este é um trabalho de conclusão de curso, e que a presente pesquisa se trata de uma revisão bibliográfica, que o objetivo se retratou em investigar e conhecer a importância e aplicabilidade do marketing de relacionamento para uma empresa, seus benefícios, as ferramentas que o abrangem e colaboração do papel do marketing na satisfação do cliente. Quanto a abordagem da pesquisa, segue-se de natureza qualitativa. Este trabalho foi realizado por meio de análise de artigos publicados em plataformas de artigos científicos, banco de monografias e portal de periódicos como SciElo e Periódicos Capes. A revisão levou em consideração publicações que abordam sobre a importância do marketing nas empresas e suas aplicações. Foram observados o tipo de pesquisa presente nos estudos publicados, métodos utilizados, e a análise e discussões dos resultados. Para finalizar e para concluir a coleta de dados, foram realizados uma leitura criteriosa dos artigos, sendo essas publicações entre os anos 2012 e 2023.Marketing hoje, nas empresas, é entender, projetos, comunicar e entregar valor. Esta é a base da estratégia de marketing, traz diversos benefícios para as empresas e negócios, é possível identificar que o mesmo atua desde o relacionamento com o cliente, até a proposta de um serviço personalizado para o perfil de acordo com o cliente, além de baixos custos para essa aplicação. Conclui-se então que utilizar o marketing em sua empresa pode gerar resultados fantásticos e diferenciar o negócio da concorrência, pois entende-se que este pode aumentar a visibilidade da empresa, otimizar o relacionamento com clientes, impulsionar vendas e o mais importante se destacar das empresas concorrentes.PortuguêsMarketingEstratégiasEmpresasUma revisão bibliográfica da utilização de marketing e seus impactos na gestão comercialTrabalho de Conclusão de CursoMarketingStrategiesCompanies