Barboza, Claudemir MirandaGonçalves, Adriano Antônio2024-02-082024-02-082023GONÇALVES. Adriano Antônio. O uso do jogo como metodologia de ensino da Matemática: uma maneira de amenizar as barreiras existentesna transiçâo do 5° para o 6°. ano.2023. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2023.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/726Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado a Coordenação de Curso de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Cacoal, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Licenciatura em Matemática.O presente artigo tem a finalidade de expor os benefícios da utilização de jogos como facilitadores na transposição de barreiras inerentes à transição escolar do 5º ano (ensino fundamental I) para o 6º ano (ensino fundamental II). Para tanto, apresentou-se breve histórico dos jogos e aprendizado, além da organização curricular do ensino da matemática do 5º e 6º ano demonstrando os níveis de aprendizado esperados, e por fim, indicou-se jogos matemático e seus possíveis benefícios para facilitar o aprendizado dos alunos utilizando como base as experiências realizadas com turmas reais, relatadas em estudos científicos. A elaboração se deu por meio de pesquisa bibliográfica em livros e periódicos com a temática dos jogos e aprendizado da matemática. Através da pesquisa foi possível depreender que há alguns pormenores relacionados a transição entre o 5º e 6º ano do ensino fundamental e no que tange ao ensino da matemática os jogos podem servir para superá-los, para gerar um contexto de ensino agradável, uma melhor convivência, bem como, contribuir com a revisão e fixação de conteúdos trabalhados anteriormente.pt-BRO uso do jogo como metodologia de ensino da Matemática: uma maneira de amenizar as barreiras existentesna transiçâo do 5° para o 6° anoTrabalho de Conclusão de Curso