Guardia, GleisonPlaster, Noeli2025-08-192025-08-192025PLASTER, Noeli. O uso de ferramentas de IA para potencializar a aprendizagem interdisciplinar: experiências nas disciplinas de Química e Trilhas no novo Ensino Médio. 2025. Relatório técnico (Especialização em Informática na Educação (EaD)) - Instituto Federal de Rondônia, Ji-Paraná, IFRO, 2025.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1963Relatório técnico entregue como Trabalho de Conclusão de Curso ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, como requisito parcial para obtenção do grau de Especialista, junto ao Curso de Pós Graduação Lato Sensu em Informática aplicada na Educação.Este trabalho tem como objetivo apresentar e analisar experiências pedagógicas desenvolvidas no Ensino Médio a partir do uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA), como o ChatGPT, o NotebookLM e o Teachy, no contexto das disciplinas de Química e Trilhas, conforme a proposta do Novo Ensino Médio. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa com base em relatos de práticas realizadas em sala de aula, destacando como a integração dessas tecnologias pode potencializar a aprendizagem interdisciplinar, promover o protagonismo estudantil e apoiar a mediação pedagógica. Os projetos “Química da Guerra” e “Alimentação Saudável” serviram como cenários de aplicação das ferramentas, permitindo aos estudantes explorar conteúdos por meio da pesquisa, organização de informações, elaboração de resumos e atividades práticas. Além disso, o uso do Teachy contribuiu para a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Os resultados apontam que o uso combinado de IA facilita o entendimento de conceitos complexos, amplia o acesso à informação e torna o processo de ensino-aprendizagem mais interativo, dinâmico e significativo. Conclui-se que essas ferramentas podem ser grandes aliadas da educação, desde que utilizadas com intencionalidade pedagógica e alinhadas aos objetivos de aprendizagem.PortuguêsInteligência ArtificialEnsino MédioQuímicaInterdisciplinaridadeNovo Ensino MédioChatGPTNotebookLMInclusãoO uso de ferramentas de IA para potencializar a aprendizagem interdisciplinar: experiências nas disciplinas de Química e Trilhas no novo Ensino MédioTrabalho de Conclusão de CursoArtificial intelligenceMiddle schoolChemistryInterdisciplinarityNew high schoolChatGPT