Bento, Isabel CristinaConceição, Francisco Cardoso da2025-07-082025-07-082025CONCEIÇÃO, Francisco Cardoso da. Análise da complexidade da gestão escolar em Itapuá do Oeste/RO em 2024 por dependência administrativa. Orientadora: Isabel Cristina Bento. 2025. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD). Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia. Porto Velho, 2025http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1842Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado ao curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Porto Velho Zona Norte como requisito de avaliação parcial para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão PúblicaEste trabalho teve como objetivo analisar a complexidade da gestão escolar no município de Itapuã do Oeste, em Rondônia, com base nos dados do Indicador de Complexidade da Gestão Escolar (ICGE), elaborados pelo INEP para o ano de 2024. A pesquisa, de natureza quantitativa e caráter transversal, utilizou dados públicos para comparar as realidades das redes estadual e municipal de ensino. Os resultados revelam disparidades significativas entre as escolas quanto ao nível de complexidade organizacional, indicando que algumas unidades enfrentam maiores demandas administrativas devido a fatores como número de matrículas, turnos de funcionamento e diversidade de etapas ofertadas. A análise mostra que escolas com maior complexidade exigem estratégias de gestão mais estruturadas, suporte técnico e formação continuada, enquanto aquelas com menor complexidade também requerem atenção para garantir a equidade na oferta educacional. Conclui- se que o uso de indicadores como o ICGE é essencial para orientar políticas públicas mais justas, eficazes e alinhadas às realidades locais. O estudo contribui para a reflexão sobre a importância de considerar o contexto organizacional das escolas no planejamento da gestão e na promoção de uma educação básica de qualidade.PortuguêsGestão escolarIndicador de complexidadePolítica educacionalEducação públicaAnálise da complexidade da gestão escolar em Itapuã do Oeste/RO em 2024 por dependência administrativaTrabalho de Conclusão de CursoSchool managementComplexity indicatorEducational policyPublic education