Carmo, Juliana MariaSantos, José Alberto da SilvaSilva, Patrícia Pereira da2024-10-162024-10-162024SANTOS, José Alberto;SILVA, Patrícia Pereira da. O marketing digital como ferramenta financiara nas empresas.Orientadora: Juliana Maria Carmo. 2024. 11f.Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Gestão Comercial), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2024.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1356Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, como requisito para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Comercial (EAD).Este estudo analisa a importância da aplicação e do uso dos princípios do marketing digital em pequenas e microempresas. Para isso, foi analisado o processo desenvolvido na empresa que buscava superar as dificuldades em atigir o público masculino, tendo em vista que a maioria de seus clientes é do público feminino. A empresa foi fundada no ano de 2017 e começou suas atividades comerciais apenas com laços femininos de diversos tipos, tamanho e modelos, desenvolvendo sua caminhada no mundo do comércio. Com o tempo, ela buscou uma maior diversificação dos produtos com o intuito de atrair também o público masculino. Portanto, a estratégia foi buscar um marketing inteligente, compreender o mercado de laços personalizados, vender um produto diferenciado das outras empresas e chamar a atenção de seus clientes e de novos futuros clientes. Com o conhecimento e a experiência, a empresa pretende criar um sistema de monitoramento de suas concorrencias analisando o feedback de informações de clientes e da concorrência.PortuguêsGestão financeiraClienteMídiaO marketing digital como ferramenta financeira nas empresasTrabalho de Conclusão de Curso