Barbieri, Luciana AparecidaJorge, Eduardo Júnior Yumsz2025-06-232025-06-232025JORGE, Eduardo Júnior Yumsz. Gestão educacional no interior: desafios, estratégias e alinhamento aos ODS em Teixeirópolis – RO. Orientadora: Luciana Aparecida Barbieri. 2025. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2025.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1801Trabalho de Conclusão de Curso do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública EAD, na modalidade à distância, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO).Este artigo analisa os principais desafios e estratégias da gestão pública educacional em municípios de pequeno porte, com foco no caso de Teixeirópolis – RO. A pesquisa, de caráter qualitativo, exploratório e explicativo, utiliza levantamento documental e análise de conteúdo para compreender como as políticas públicas educacionais são implementadas no contexto interiorano. O estudo evidencia limitações estruturais, orçamentárias e de formação profissional, além de destacar o papel central dos gestores escolares na promoção da equidade, inclusão e qualidade do ensino. São examinadas as conexões entre as políticas locais e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com ênfase nos ODS 4, 10 e 16. A análise revela que, embora haja avanços pontuais e potenciais latentes, a eficácia da gestão educacional depende de ações integradas, planejamento estratégico, valorização docente e participação comunitária. Conclui-se que o fortalecimento da gestão democrática e a adaptação das diretrizes nacionais à realidade local são fundamentais para transformar a educação em instrumento efetivo de desenvolvimento sustentável e justiça social.PortuguêsGestão escolarPolíticas públicasEducação municipalODSTeixeirópolisGestão educacional no interior: desafios, estratégias e alinhamento aos ODS em Teixeirópolis – ROTrabalho de Conclusão de CursoSchool managementPublic policiesMunicipal educationSDGTeixeirópolis