Eguez, Bárbara Adelaide ParadaSantos, Reginaldo Ribeiro dos2024-11-252024-11-252024SANTOS, Reginaldo Ribeiro dos. Técnicas e qualidade de vendas no comércio varejista de vestuário em Campo Novo de Rondônia. Orientadora: Bárbara Adelaide Parada Eguez. 2024. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Gestão Comercial EaD). Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia em Rondônia. Porto Velho. 2024http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1485Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade artigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial EaD, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia Campus Porto Velho Zona Norte como requisito para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão ComercialO presente estudo tem como principal foco abordar a importância das técnicas de vendas para o desempenho interno da empresa, demonstrando seu funcionamento e os impactos que causam no setor empresarial. O objetivo geral é descrever a efetividade das técnicas de vendas adotadas pela empresa estudada. Justifica-se através da importância do atendimento de qualidade ao cliente, que está vinculado à capacitação, qualificação e treinamento dos funcionários envolvidos. É necessário que os gestores utilizem as técnicas de vendas, acompanhem suas mudanças no mercado e façam uso personalizado em seus negócios. Tais técnicas possibilitam um atendimento com clareza e boa apresentação, agregando valor ao produto, além de oferecer todo o suporte necessário para que os vendedores atinjam suas metas, aumentando a credibilidade do negócio. O presente estudo consiste em pesquisa de caráter qualitativo, com resultados tratados de maneira direta. Foi realizada a tabulação das entrevistas de forma clara, aplicando-se dois questionários: um aos clientes e outro aos colaboradores, ambos com o mesmo intuito de demonstrar a qualidade no atendimento ao cliente. Com o levantamento e análise das informações ao longo da pesquisa, foi possível concluir que as técnicas de vendas contribuem para o crescimento e desenvolvimento empresarial, onde os vendedores demonstram a importância do cliente, utilizando métodos para melhor atendê-lo.PortuguêsQualidadeAtendimentoExcelência e ClienteTécnicas e qualidade de vendas no comércio varejista de vestuário em Campo Novo de RondôniaTrabalho de Conclusão de CursoQualityServiceExcellence and Customer.