Azevedo, Vera Lúcia Ribeiro deBarrim, Surma Torejiani da Silva2023-06-022023-06-022022BARRIM. Surma Torejiani da Silva. Discalculia, um mapeamento de conhecimento docente. Orientador: Vera Lúcia Ribeiro de Azevedo. 2022. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2022http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/363Artigo apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias de Rondônia, como requisito avaliativo para conclusão do curso de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática.O artigo apresenta os principais conceitos e características da discalculia, identificando as especificações do transtorno de aprendizagem em matemática. A pesquisa foi realizada por meio de revisões bibliográficas e a pesquisa de campo através de formulário do Google Forms com a participação de professores das escolas estaduais da área urbana do município de Vilhena – RO, que atendem aluno do ensino fundamental II. Constatou-se que este transtorno de aprendizagem ainda é pouco conhecido no meio educacional, o que dificulta o diagnóstico precoce, promovendo metodologias não adequadas ao estudante discalcúlico, atraindo grandes frustrações e rendimento escolar baixo. Identificou-se que o desafio maior está em como ensinar, ou seja, como aplicar metodologias que melhor atendem as especificidades do discalcúlico. Os participantes da pesquisa reconhecem a necessidade de formação continuada, para adquirirem o conhecimento e poder identificar o estudante com discalculia, saber como trabalhar para que o processo de ensino aprendizagem aconteça sem prejuízo ao estudante.pt-BRDiscalculiaTranstorno de aprendizagemFormação continuadaDiscalculia, um mapeamento de conhecimento docenteTrabalho de Conclusão de CursoDyscalculiaLearning disorderContinuing training