Carmo, Juliana Maria Lima doOliva, Leandro Cotrim2025-10-222025-10-222025OLIVA, Leandro Cotrim. A contribuição do marketing para o desenvolvimento do microempreendedor individual. Orientadora: Juliana Maria Lima do Carmo. 2025. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Gestão Comercial EaD), , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2025.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/2077Artigo tecnológico entregue como Trabalho de Conclusão de Curso ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para obtenção do grau de Tecnólogo, junto ao Curso Gestão Comercial na modalidade EaD.Este estudo teve como problemática central a ausência de estratégias de marketing em microempresas,especialmente em cidades de peque no porte, oque compromete sua competitividade e sustentabilidade. Diante disso, o objetivo principal foi analisar a importância do marketing para o microempreendedor individual, propondo soluções práticas e acessíveis. Ametodologia adotada foi a pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, por meio de uma prática interventiva realizada em um restaurante localizado na cidade de São Felipe d’Oeste – RO, no dia 12 de abril de 2025. Durante a intervenção, foram observadas rotinas operacionais e aplicadas entrevistas com clientes. Os resultados revelaram que a empresa não utilizava nenhuma estratégia formal de marketing, o que limitava seu alcance e crescimento. Foram propostas ações como uso de redes sociais, promoções direcionadas e instalação de outdoor na entradada cidade. A análise demonstrou que essas estratégias são viáveis e podem contribuir significativamente para o fortalecimento da marca, fidelização de clientes e aumento das vendas Conclui-se que o marketing é fundamental para a sobrevivência e o crescimento das microempresas, sendo mais do que um conjunto de técnicas, mas uma filosofia voltada à compreensão e à satisfação das necessidades do cliente.PortuguêsComercializaçãoPromoçãoMicroempresaEmpreendimentoMarketing.A contribuição do marketing para o desenvolvimento do microempreendedor individualTrabalho de Conclusão de CursoCommercializationPromotionMicro-enterpriseEntrepreneurshipMarketing.