Pinheiro, Aline Gomes LopesOliveira, Jubiane SantosVasconcelos, Maria Nádya Santos de Souza2024-11-282024-11-282024OLIVEIRA, Jubiane Santos; VASCONCELOS, Maria Nádya Santos de Souza. Markenting digital: uma abordagem científica para o sucesso empresarial na era digital. Orientadora: Pinheiro, Aline Gomes Lopes. 2024. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Gestão Comercial), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2024.1678-0817http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1489Artigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gest„o Comercial do Instituto Federal de EducaÁ„o, CiÍncia e Tecnologia de RondÙnia, como requisito para a obtenÁ„o do tÌtulo de TecnÛlogo em Gest„o Comercial.O presente artigo tem como objetivo geral analisar a importância das ferramentas do marketing digital como diferencial competitivo para as organizações. Teve como objetivos específicos: apresentar a evolução histórica e conceitos de marketing; destacar o composto do mix de marketing; identificar as estratégias de marketing digital mais eficazes na era da informação. Apesar da grande importância, o tema ainda é pouco explorado no campo da Administração. Trata-se de uma revisão de literatura. A busca foi realizada online por meio de artigos indexados nas bases de dados eletrônicas SCIELO e Google acadêmico. Para o levantamento, utilizaram-se os seguintes termos de busca: empresas, competitividade, marketing digital. Em relação ao conteúdo desenvolvido, pode-se concluir que os objetivos e a problemática dessa pesquisa foram atingidos com êxito, já que na revisão bibliográfica realizada pode-se observar que as ferramentas de marketing digital desempenham um papel crucial no fortalecimento das organizações. As análises demonstraram que essas ferramentas não apenas aumentam a visibilidade e o alcance das marcas, mas também promovem um relacionamento mais próximo e engajado com os consumidores. Além disso, ficou evidente que a personalização das estratégias, baseada em dados concretos, resulta em campanhas mais eficazes e direcionadasPortuguêsempresacompetitividademarketing digitalMarkenting digital uma abordagem científica para o sucesso empresarial na era digitalTrabalho de Conclusão de Curso10.69849CompaniesCompetitivenessDigital marketing