Pereira, Maily MarquesSouza, Letícia Brito de2024-03-112024-03-112024http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/820Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação de Curso de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Cacoal.O presente artigo apresenta por meio de pesquisa bibliográfica acontecimentos históricos e fenômenos sociais que ao longo dos séculos provocaram o afastamento da mulher do conhecimento matemático. São discutidas as relações de gênero sob a perspectiva sociológica e como estas produzem fenômenos que afetam o cotidiano escolar e reduzem, de forma equivocada, mulheres a seres superficiais e incapazes de alcançar a racionalidade. Partindo da definição de gênero e de racionalidade e especificando o conhecimento matemático presente nas diversas carreiras, O presente artigo busca evidenciar de que forma a estruturas sociais vigentes afetam a prática educacional que acaba por reforçar os papéis de gênero e afastar mulheres da educação matemática.pt-BRMatemáticaGêneroConhecimento MatemáticoAfastamentoO afastamento da mulher da educação MatemáticaTrabalho de Conclusão de Curso