Borges, Wesden de AlmeidaMello, Leonice Cezar de2025-10-302025-10-302022MELLO, Leonice Cezar de. Abordagem matemática: análise do uso de estratégias didáticas para o ensino da matemática financeira, no ensino médio brasileiro. Orientador: Wesden de Almeida Borges. 2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Guajará-Mirim-RO, 2020.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/2093Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO Campus Guajará-Mirim), como requisito parcial para conclusão do Curso de Pós- graduação Lato sensu em Ensino de Ciências e Matemática.Este artigo aborda a importância da Educação Financeira aplicada no Ensino Médio. Nesse sentido, a pesquisa buscou analisar as diferentes estratégias didáticas que visem abordar e facilitar a aplicação dos termos matemáticos de forma mais simples e de fácil entendimento para os alunos. Com isso, foi realizada uma busca bibliográfica, objetivando encontrar diferentes metodologias utilizadas pelos autores que trouxeram um resultado positivo no processo de ensino da matemática financeira para os jovens estudantes. Desse modo, o objetivo principal é encontrar essas estratégias de ensino e classifica-las de acordo com o sucesso de sua aplicação, visto que, a abordagem da Educação Financeira no ensino médio é de suma importância, uma vez que prepara os alunos para a vida adulta e profissional, utilizando de cálculos e métodos matemáticos que só a matemática financeira aborda. O trabalho possibilita enaltecer a importância da Educação Matemática para a formação associada à visão econômico-financeira dos alunos para que exerçam plena cidadania e organizem sua vida financeira. Portanto, a busca de diferentes estratégias didáticas de ensino, irão auxiliar os professores em sala de aula, de modo a deixar as aulas mais proveitosas e dinâmicas, além de despertar o interesse e curiosidade dos alunos em aprender com essas novas metodologias.PortuguêsEducação financeiraMatemática financeiraMetodologiasEstratégias de ensinoAbordagem matemática: análise do uso de estratégias didáticas para o ensino da matemática financeira, no ensino médio brasileiroTrabalho de Conclusão de Curso