Mandu, ThaysHuaranca, Jonathan2025-05-192025-05-192025-05-192025HUARANCA, Jonathan Douglas Mercado. Proposta didática para abordagem de formulações alcoólicas no ensino de Química, para o 2º ano do Ensino Médio. Orientadora: Thays da Silva Mandu, 2025. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Ciências Biológicas), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Guajará-Mirim, 2025.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1747.2Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo Científico) apresentado ao curso de Licenciatura em Ciências com Habilitação em Química ou Biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – Campus Guajará-Mirim, como requisito obrigatório para obtenção do Título de Licenciado em Ciências com habilitação em Química.O presente trabalho propõe uma abordagem didática para o ensino de Química no 2º ano do Ensino Médio, utilizando formulações alcoólicas como recurso contextualizado. A relevância do tema se justifica pela ampla presença desses produtos no cotidiano, especialmente no contexto da pandemia de COVID-19, e por seu potencial para ilustrar conceitos fundamentais da Química, como concentração, solubilidade e polaridade. A proposta pedagógica foi desenvolvida a partir de uma pesquisa qualitativa baseada em revisão bibliográfica e estruturada em uma sequência didática de três etapas: (1) explanação teórica sobre propriedades químicas do álcool e sua importância; (2) atividade experimental envolvendo a interação entre substâncias polares e apolares; e (3) um jogo de tabuleiro educativo para revisão e consolidação dos conteúdos. Os resultados indicam que o uso de metodologias ativas e estratégias lúdicas facilita a compreensão dos conceitos abordados, promovendo maior engajamento dos alunos e aprendizado significativo. A abordagem experimental permitiu que os estudantes estabelecessem conexões entre teoria e prática, favorecendo o desenvolvimento do pensamento crítico e da argumentação científica. Nesse sentido o uso de jogos na aprendizagem torna as aulas mais dinâmicas e envolventes, ajudando os alunos a se interessarem mais pela Química. A proposta apresentada mostrou-se uma forma eficiente de ensinar conteúdos químicos de maneira prática e conectada ao dia a dia dos estudantes. Além de facilitar a compreensão dos conceitos, essa abordagem ajuda a desenvolver o pensamento crítico e a conscientização sobre o uso seguro de produtos químicos no cotidiano.pt-BREnsino de QuímicaFormulações alcoólicasSequência didáticaExperimentaçãoEnsino médioProposta didática para abordagem de formulações alcoólicas no ensino de Química, para o 2º ano do Ensino MédioTrabalho de Conclusão de Curso