Pinho, Silvia Teixeira deAmorim, Elaine Nunes2024-08-132024-08-132023AMORIM, Elaine Nunes. As TICs na educação: o Google Classroom como ferramenta de apoio pedagógico no ensino remoto. Orientadora: Silvia Teixeira de Pinho. 2023. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2023.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1064Artigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão PúblicaPor conta da pandemia da SARS-COV 2, as aulas presenciais foram suspensas e o ensino precisou adaptar-se de forma remota através das tecnologias da comunicação e informação. Assim, esse trabalho tem como objetivo caracterizar o uso do Google Classroom como ferramenta de apoio durante o processo de ensino remoto pelos professores no Brasil. Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica qualitativa de natureza descritiva exploratória, através de livros e artigos científicos buscados na plataforma Scientific Electronic Library Online (SciELO), trabalhos de conclusão de cursos e dissertações com o propósito de apresentar a modalidade remota aplicada em salas de aulas públicas no Brasil. Como resultado foi possível observar que a plataforma Classroom oferece como ferramenta de apoio em educação, em época de pandemia, a substituição da sala de aula presencial na quarentena, por uma sala online e remota. Conclui-se, que o Google Classroom é utilizado pelos professores e se mostrou um excelente material didático para enfrentar o problema da pandemia nas escolas.pt-BRTICEnsino RemotoClassroomAs TICs na educação: o Google Classroom como ferramenta de apoio pedagógico no ensino remotoTrabalho de Conclusão de Curso10.5281/zenodo.10018572ICTRemote TeachingClassroom