Andrade, Clayton FerrazBezerra, Gislaine Mendonça2024-08-122024-08-122024BEZERRA, Gislaine Mendonça. Educação e tecnologia: Uso das metodologias ativas na sala de aula. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Informática na Educação (EaD) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Ji-Paraná, 2024.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1057Artigo apresentado ao Curso de Pós Graduação em Informática na Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, como requisito para a obtenção do título de Especialista em Informática na Educação.O presente estudo tem como intuito identificar as metodologias ativas que podem ser utilizadas na sala de aula, já que na atualidade as ferramentas tecnológicas estão cada vez mais presentes na vida das pessoas. Com isso, o papel da escola é promover ações educativas que englobe as temáticas tecnológicas a fim de suprir as necessidades dos alunos bem como acompanhar as transformações que estão presentes na sociedade contemporânea, que para isso acontecer é necessário que os professores estejam capacitados e habilitados para o uso destes mecanismos. As metodologias ativas permitem ao aluno ser agente do seu próprio processo de ensino e aprendizagem, já que o objetivo desse método educacional é estimular a autonomia e independência dos alunos. Desse modo, a metodologia ativa e a tecnologia atuam conjuntamente em prol de formar alunos para o mundo globalizado e digital, os fazendo desenvolver o senso crítico e reflexivo na busca pelo saber. Assim, a pesquisa é de cunho qualitativo, com viés descritivo e bibliográfico, onde foi possível realizar o levantamento de dados sobre o uso da metodologia ativa em sala de aula, tal como a sua contribuição no desenvolvimento intelectual dos educandos e na prática pedagógica exercida pelo professor.pt-BREducaçãoTecnologiasMetodologias AtivasEducação e tecnologia: Uso das metodologias ativas na sala de aulaTrabalho de Conclusão de Curso